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Com falta de ar, mulher de 55 anos testa positivo para Covid após ‘telefone off’ e fila de uma hora

Com falta de ar, mulher de 55 anos testa positivo para Covid após ‘telefone off’ e fila de uma hora

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Em Ribas do Rio Pardo, pessoas com sintomas e suspeitas de contágio pela Covid-19 estão indignadas com as dificuldades de conseguir informações por telefone e com o longo tempo de espera no Posto de Saúde Habib Fahed, mesmo quando o quadro é mais grave.

Na manhã desta segunda-feira, dia 17, a filha de uma senhora de 55 anos disse que passou maus bocados depois que sua mãe teve falta de ar, passou mal e precisou de ajuda. “... hoje precisei ligar no ESF Habib Fahed e o telefone de lá não está funcionando. Minha mãe precisou de atendimento e não consegui falar com ninguém de lá por que precisava de alguém para busca-lá”, relata a filha.

De acordo com a reclamação, os familiares se viram obrigados a ter contato com a paciente infectada, já que encontrou dificuldades para acionar o SAMU, pois não estava com a mãe no momento.

 

A central de atendimento do SAMU explicou que a filha precisava “ter todos os dados para o médico liberar”. Sem conseguir acionar uma ambulância do Posto de Saúde Habib Fahed, a central da Covid, a filha se viu obrigada a agir e ligou para a irmã, apreensiva e com medo do socorro demorar.

“O centro da covid é lá e não ter um telefone pra gente ligar na hora do apuro é desesperador, ainda mais no caso de covid. Ficamos sem saber o que fazer, não podemos arriscar a saúde de outros que não são preparados para isso”, pontuou.

A filha da paciente com Covid, teve o coração tocado pela empatia e se colocou no lugar de outras famílias, sem os recursos mínimos. “Deve ter muitos que, como eu, na hora não tinham um meio de levar o ente querido até a unidade”, reclamou.

PROFISSINAIS ATENDEM BEM!

Após aguardar uma hora para ser atendida a mulher de 55 anos passou por exames e testou positivo para a Covid-19. A filha da senhora relatou que sua mãe apresentou melhora e foi bem atendida pela médica Luciana e demais profissionais.

“Não tenho reclamações da médica, ela sempre informa o porquê da demora. São muitas pessoas para atender. Sei que a doutora que atende faz o melhor, mas só um médico é pouco para tantas pessoas”.

LEIA COM ATENÇÃO BEÓCIO!

Sempre que há reportagens sobre as mazelas da Gestão João Alfredo nas unidades de saúde, alguns, talvez por preguiça de ler, ou simplesmente por má fé, interpretam erroneamente a notícia e, espalham que matéria ataca os profissionais que atendem a população. O que não é verdade.

Por incrível que pareça, existem ainda os que tentam desqualificar o material jornalístico, alegando que o problema não existe.

Se você leu até aqui, entenda que: as reclamações se referem as estruturas precárias e a quantidade insuficiente de profissionais (telefone e demora).

Quando houver reclamações dos profissionais, daremos nomes aos bois!

O QUE DIZ A PREFEITURA?

Procurado pela reportagem, a Assessoria de Comunicação respondeu que o telefone está com problemas. “... já foi solicitado manutenção junto à operadora”.

Sobre a demora no tempo de atendimento, não se manifestou.

A Assessoria também não respondeu a previsão de quando o telefone do Posto de Saúde Habib Fahed volte a funcionar e ser útil aos pacientes com covid.

Por: Riopardonews / Kleber Souza

Imagem da Galeria Foto Reprodução
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