Criança de três anos é picada por escorpião em Ribas em final de semana com três ataques
A criança recebeu soro antiescorpiônico e foi transferida com urgência para Campo Grande onde segue internada.
Por: Rodrigo dos Santos | Notícias do Cerrado |
Criança de três anos que mora com a família no Jardim do Trabalhador, em Ribas do Rio Pardo, foi picada por um escorpião amarelo no início da madrugada desta segunda-feira (25/09), enquanto dormia. A informação chegou pelos canais de comunicação com a comunidade do Notícias do Cerrado e confirmada pela reportagem.
Conforme apurado, a criança dormia e diante dos gritos e choro, a mãe encontrou o animal nas costas da menina. Mataram o animal e rapidamente providenciaram atendimento médico no Hospital Municipal Dr. José Maria Marques Domingues.
Mensagem que circula em grupos de Whatsapp pedem oração pela menina com a seguinte mensagem na íntegra: “Peço a todos encarecidamente que nos ajudem em uma corrente de orações para a pequena Maria, teve várias picadas de escorpião, esta em estado grave CG..que Deus de esse livramento para esse anjinho”, diz parte da mensagem.
A criança recebeu soro antiescorpiônico e foi transferida com urgência para Campo Grande onde segue internada. Esse foi o terceiro ataque de escorpião em Ribas do Rio Pardo no final de semana. As outras duas vítimas foram dois adultos, um homem de 46 anos e uma mulher. Ambos foram medicados e passam bem.
Em agosto desse ano, o pequeno Pyetro Gabriel Arguelho, de 5 anos, morreu dias depois de ter sido picado por um escorpião amarelo em Ribas do Rio Pardo.
Medidas de prevenção:
Não acumule lixo, restos de materiais de construção e entulhos, isso atrai baratas e insetos que são os principais alimentos para os escorpiões;
Utilize tampas nos ralos de banheiro e pias de cozinha e panos nos vãos das portas;
Faça a manutenção da caixa de esgoto e da caixa de gordura. O escorpião fica escondido durante o dia e sai para caçar à noite;
Examine com frequência e cuidado armários e guarda-roupas;
Agite roupas, toalhas, panos, bolsas e calçados antes de usar.
Se for picado por escorpião:
Mantenha a calma e procure uma unidade de saúde com urgência. Não esperar. Levar no mesmo instante.
Não existe veneno eficaz contra escorpião, inclusive o Ministério da Saúde não recomenda o uso destes produtos, pois biologicamente os escorpiões são muito resistentes, e percebem facilmente o perigo por meio de seus sentidos aguçados. O uso causa o efeito desalojante destes animais, ou seja, fazem com que eles saiam de seus esconderijos, aumentando o risco de acidentes. Por isso é importante a população fazer sua parte e manter sua propriedade urbana limpa e livre de entulhos.