Suzano implanta Programa de Educação Ambiental para incentivar a conservação do meio ambiente em Ribas do Rio Pardo (MS)
O Programa de Educação Ambiental (PEA) busca promover o uso consciente dos recursos naturais e a melhoria da qualidade de vida da comunidade local e dos colaboradores que atuam na construção da nova fábrica no município. Inicialmente, estão sendo atendidas as escolas municipais Balão Mágico e São Sebastião, beneficiando cerca de 700 estudantes e professores.
PUBLICIDADE
A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, está iniciando as atividades do Programa de Educação Ambiental (PEA) em Ribas do Rio Pardo (MS), que visa promover a conscientização sobre o uso consciente dos recursos naturais e a conservação ambiental. Coordenada pela área de Meio Ambiente da Suzano no município, a iniciativa tem como objetivo incentivar, por meio de atividades educativas, o fortalecimento da consciência socioambiental e, consequentemente, contribuir para a melhoria da qualidade de vida da comunidade local e dos colaboradores que atuam na construção da nova fábrica no município.
O PEA divide-se em três frentes de atuação. No ambiente escolar de Ribas do Rio Pardo, está capacitando gestores e professores para a criação de espaços educativos com atividades lúdicas e vivenciais que propiciem o desenvolvimento do potencial humano e a prática da cultura de sustentabilidade. Inicialmente, estão sendo atendidas as escolas municipais Balão Mágico e São Sebastião, beneficiando cerca de 700 estudantes e professores.
No canteiro de obras da nova fábrica da Suzano, segunda frente de atuação, já estão sendo desenvolvidos diálogos mensais com diferentes temas e campanhas de conscientização voltadas para a conservação do meio ambiente e dos recursos naturais. Além disso, o programa também contempla a promoção de campanhas de conscientização para a comunidade em geral, bem como familiares dos colaboradores e colaboradoras da Suzano, com a divulgação de temas ambientais por meio de mídias digitais.
“A Suzano tem como um dos seus pilares a promoção do desenvolvimento sustentável. Por meio do PEA, queremos conscientizar nossos colaboradores e toda a comunidade que é possível construir um futuro melhor, respeitando e conservando a nossa biodiversidade. Nossa mensagem é que todos podem utilizar de forma consciente os recursos naturais, essenciais para a sobrevivência de toda a população. Com isso, reforçamos nosso direcionador que diz que ‘só e bom para nós se for bom para o mundo’. Queremos deixar um legado de boas práticas aqui na cidade”, ressalta o gerente de Meio Ambiente da Suzano, Filip Lacerda Rocha.
Dia Mundial da Água
Com o intuito de conscientizar a população local sobre a importância da conservação ambiental, uma das primeiras ações do PEA é voltada para a importância do uso consciente da água. Em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado nesta terça-feira (22), a Suzano está realizando uma apresentação de fantoches no Centro de Educação Infantil São João e uma campanha de comunicação, com a divulgação de materiais educativos impressos e nas mídias digitais para os públicos interno e externo.
As ações buscam mostrar à comunidade e aos colaboradores, a partir de exemplos simples e de forma didática, que pequenas mudanças no dia a dia podem fazer grande diferença para o planeta. “Todos nós podemos, e devemos, fazer a nossa parte. E não precisamos de grandes ações, mas sim de pequenas mudanças no nosso comportamento cotidiano. Um exemplo de reflexão que trazemos em nossa campanha é sobre a hora de escovar os dentes: quem usa um copo de água para enxaguar a boca consome cerca de meio litro de água a cada escovação. Porém, ao deixar a torneira ligada o tempo todo, o consumo sobe para em torno de 12 litros por escovação”, completa Filip.
Sobre a Suzano
A Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 97 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br